Empadão de Lentilhas

Por Sara

Uma das melhores descobertas que fiz desde que deixei de comer carne foram as lentilhas! Esta pequena leguminosa, delicada e com um sabor muito suave, absorve bem os temperos e ganha o gosto daquilo com que a cozinhamos. Por isso, e pela sua aparência, é o substituto perfeito em todos os pratos que pedem carne picada, como a bolonhesa, a lasanha e, neste caso, o empadão.

 

 

Como opto por não consumir quaisquer produtos de origem animal, este empadão não leva leite, natas, manteiga ou ovos… e garanto que fica cremoso e uma delícia!

 

 

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Empadão de lentilhas

 

(serve 4 pessoas)

 

 

Para o puré:

 

– 1 kg de batatas brancas (de preferência biológicas)

 

– 1 lata de leite de côco 400ml (nada de utilizar light! a sua gordura saudável é que confere cremosidade ao puré)

 

– sal, pimenta e noz-moscada a gosto

 

 

Para o recheio:

 

– azeite q.b.

 

– 1 dente de alho

 

– 1 cebola roxa

 

– 1 alho francês

 

– 2 cenouras

 

– aproximadamente 600 gr de lentilhas castanhas/verdes cozidas (devem ser previamente demolhadas durante a noite)

 

– sal, pimenta e cominhos a gosto

 

– pão ralado para cobrir (opcional)

 

 

Começar por descascar as batatas e cozê-las em água com sal. Entretanto, picar o alho, a cebola e o alho francês e levar a refogar numa frigideira com um fio de azeite.

 

 

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Juntar a cenoura ralada ou cortada em cubos/rodelas. Depois de amolecer, envolver as lentilhas, cozidas e escorridas, para ganharem gosto e temperar com sal, pimenta e cominhos. Quando as batatas estiverem cozidas, despejar a água e juntar o leite de côco, o sal, a pimenta e a noz-moscada (se possível ralada na hora) e triturar com a varinha mágica.

 

 

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Num pirex de ir ao forno, colocar uma camada de puré e por cima o recheio de lentilhas.

 

 

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Cobrir com o restante puré e, caso utilize, com pão ralado (neste caso, torrei uma fatia de pão sem glúten, de levedação natural, e triturei-a no moido de café).

 

 

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Levar ao forno a tostar e servir com uma boa salada!

 

 

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