Hambúrguer de Feijão em “Pão” de Portobello

Por Sara

Uma alimentação saudável e sem produtos de origem animal não tem, nem deve ser, aborrecida! Esta alternativa original aos pães de hambúrguer convencionais permite eliminar o consumo das calorias vazias presentes nas farinhas refinadas, sem interesse nutricional e, na maioria das vezes, com glúten, fermentos e todo o tipo de aditivos, conservantes, aromas, etc, ao mesmo tempo que acrescenta sabor e nutrientes – substituir o pão por estes enormes cogumelos não é apenas uma boa ideia, é uma ideia deliciosa!

 

 

 

P_20180321_123623.jpg

 

 

 

Hambúrgueres de Feijão em “Pão” de Portobello

 

 

Ingredientes

 

(serve 4 pessoas)

 

 

Para os hambúrgueres:

 

– 500 gr de feijão encarnado cozido (ou feijão manteiga ou azuki)

 

– 20 gr, aproximadamente, de farinha de grão (ou outra farinha, de preferência sem glúten)

 

– alho em pó q.b.

 

– cominhos em pó q.b.

 

paprika (pimentão doce) em pó q.b.

 

– pimenta preta q.b.

 

– sal marinho q.b.

 

– queijo vegan (opcional)

 

 

Para as batatas:

 

– 2 batatas doces grandes

 

– azeite ou óleo de côco

 

praprika

 

– sal

 

 

Para o “Pão”:

 

– 8 cogumelos portobello grandes (2 por pessoa, todos mais ou menos do mesmo tamanho)

 

– sal

 

– azeite ou óleo de côco

 

 

Modo de Preparação

 

 

 

Lavar os feijões, previamente cozidos em casa ou enlatados, e escorrê-los bem. Triturá-los grosseiramente no processador de alimentos ou com a ajuda de um esmagador de batata. Não devem ficar completamente em puré, gosto de encontrar alguns pedaços não desfeitos.

 

 

P_20180321_115301.jpg

 

 

Adicionar o sal, a pimenta preta, o alho, os cominhos e a paprika a gosto e juntar farinha até chegar a uma consistência fácil de moldar, sem se colar demasiado às mãos.

 

 

P_20180321_115820.jpg

 

 

Com as mãos humedecidas, moldar 4 hambúrgueres e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno.

 

 

P_20180321_120313.jpg

 

 

Pré-aquecer o forno a 200º C. Enquanto isso, lavar e escovar bem a casca das batatas doces, cortando-as em palitos. Juntá-las ao tabuleiro, regando com um pouco de azeite ou óleo de côco, e polvilhá-las com sal e paprika (uma pitada de canela também fica muito bem!)

 

 

P_20180321_121312.jpg

 

 

Levar ao forno aproximadamente 25 minutos ou até as batatas estarem no ponto. Entretanto, lavar os cogumelos (descartando os pés, que podem ser usados noutras receitas) e secá-los muito bem com papel de cozinha ou um pano limpo. Deitar um fio de azeite ou óleo de côco na grelha e levá-la a aquecer em lume forte – é fundamental que a chapa esteja bem quente quando se colocarem os cogumelos pois eles tendem a largar muita água, caso contrário! Grelhá-los, com um pouco de sal, de ambos os lados.

 

 

P_20180321_122625.jpg

 

 

Quando os hambúrgueres estiveram quase prontos, pode-se colocar, opcionalmente, uma fatia de queijo vegano por cima e levar ao forno a gratinar mais uns minutos até este começar a derreter.

 

 

P_20180321_124724.jpg

 

 

Estes hambúrgueres também funcionam na perfeição servidos com arroz, millet ou puré, ou moldados em forma de almôndegas, com esparguete! Aguentam-se muito bem de um dia para o outro e são óptimos para levar na marmita. Bom apetite!

 

 

P_20180321_123308.jpg

 

 

 

Deixa um Comentário

Start typing and press Enter to search