Quente e Frio Vegano

Por Sara

Oh-Oh-Oh! Chamem-me Mrs Claus porque hoje sou eu que vos trago um presente de Natal! Este Quente e Frio é a minha primeira sugestão de sobremesa para a noite de consoada ou almoço natalício. Além de ser delicioso, e ter um tamanho generoso que serve muita gente, ainda faz uma vistaça!

 

Quente e Frio

Vegano – Sem Lacticínios – Sem Açúcar Refinado

 

Ingredientes

 

 

  • 900 gr de tofu silken  (equivalente a 3 pacotes da marca Clearspring)
  • 1 lata (400 ml) de leite de côco (reservar cerca de 10 colheres de sopa para a cobertura)
  • 3 conchas (de servir a sopa) cheias de geleia de arroz
  • 1 colher de sopa de agar-agar em pó
  • baunilha em pó a gosto (opcional)

Cobertura:

  • 80 gr de chocolate negro (utilizei uma tablete da marca Vivani 70%)
  • 10 colheres de sopa de leite de côco
  • 2 colheres de sopa de geleia arroz

 

Começa por dissolver o agar-agar num pouco de leite côco, numa caçarola. Junta o restante (à excepção das 10 cs que deves conservar numa caixa, no frigorifico, para utilizar posteriormente na cobertura) e adiciona a geleia de arroz. Deixa ferver um pouco e apagar o lume. Acrescenta a baunilha, se utilizares.

textura extra suave do tofu silken

 

Coloca o tofu numa tigela grande e cobre com o preparado, triturando com a varinha mágica (ou leva tudo ao processador de alimentos).
Verte a mistura numa forma de bolo inglês, se for de silicone melhor porque ajuda a desenformar. Além disso, esta tem um efeito que deixa uns desenhos em baixo-relevo super impressionantes na sobremesa 😉

Deixa arrefecer antes de levar ao congelador durante umas 2 horas. Quando começar a solidificar, retira e tornar a triturar – este passo ajuda a evitar a cristalização do gelo. Se possível, volta a repetir este procedimento mais uma vez, depois de tornar a solidificar.
Retira do congelador pelo menos 20 mim antes de servir. Entretanto, derrete o chocolate com o leite de coco e a geleia de arroz, ajustando o doce ao teu gosto. Se gostares de uma calda mais líquida podes adicionar um pouco de leite vegetal ou mesmo um shot de café que resulta super bem!
Por fim, desenforma o gelado e corta-o em fatias, cobrindo cada uma com a calda de chocolate quente! Yum! 😉
P.S.: Não, não sabe a tofu.
P.P.S.: Tofu é famoso por não saber a nada eheh

Deixa um Comentário

Start typing and press Enter to search