Receita Para Uma Menstruação Feliz

Por Sara

Ingredientes e material necessários:

– Óleo essencial de Sálvia Esclaréia* q.b.

– Copo menstrual

– Uma mão-cheia de autoaceitação

– Opcional: sementes

Tempo de preparação: requer descanso de vários dias

Modo de utilização:

Nos dias anteriores à data prevista do início da menstrução, começa a difundir óleo essencial de Sálvia Esclaréia. Podes também massajá-lo no abdómen, diluindo-o primeiro num pouco de óleo neutro, como o óleo de côco ou de amêndoas doces, ou ainda utilizar num colar difusor para poderes desfrutar do poder da aromaterapia em qualquer lugar.

óleo sálvia esclaréia.jpg

Após a chegada da menstruação, dá ao teu corpo o máximo de descanso possível; a energia vital estará concentrada neste processo e deves conservá-la o melhor que puderes. Evita esforços desnecessários como praticar desporto e inclusivé yoga, ou opta por uma prática suave e meditativa, excluindo posturas invertidas. Do mesmo modo, não é a altura ideal para iniciar dietas restritivas.

Substitui os pensos higiénicos descartáveis ou tampões por um copo mentrual. Apesar de não parecer, é incrivelmente mais confortável do que as opções mencionadas.

Caso tenhas dificuldade em prever a data da menstruação, sugiro que começes a ter uma alimentação mais natural e menos processada, com alimentos de origem vegetal, e te sintonizes com os ritmos da natureza, nomeadamente prestares atenção às fases da lua e expores-te diariamente à sua luz, o que ajuda a sincronizar o teu ciclo com o ciclo lunar. Estas foram as mudanças que tiveram um impacto mais significativo no meu caso.

Uma outra prática que tem bons resultados e é completamente natural e livre de químicos é o seed cycling, que consiste em consumir determinadas sementes nas diferentes fases do ciclo mentrual (linhaça, sésamo, etc) e vale a pena a tentativa para quem, como eu, já passou por anos e anos de menstruação irregular.

Faças o que fizeres, foge da pílula anticoncepcional como se fosse o Anticristo, desde que não tenhas uma condição médica que obrigue a toma (e mesmo aí, é altamente debatível)!!

Aproveita este momento de libertação e purificação do corpo para te desapegares de ideias e conceitos que já não te servem; previligia o contacto com a Natureza, faz o que te dá prazer e honra este processo feminino com um sentimento de orgulho e nunca de vergonha ou repulsa.

Em caso de persistência dos sintomas, consulta a tua intuição e guia interior que saberão melhor do que qualquer médico ou farmacêutico aquilo de que o teu corpo e alma necessitam para se reequilibrar.

*O óleo de Sálvia/Salva Esclaréia (Salvia Sclarea ou Clary Sage, não confundir com a Salvia Lavandulifolia) é especialmente indicado para as mulheres por ter, como alguns estudos indicam, qualidades “estrogen-like” que promovem o equilíbrio hormonal, aliviam os sintomas da TPM e da menopausa. Outras fontes indicam que pode ajudar a induzir a menstruação, bem como o parto, razão pela qual pode ser desaconselhado o seu uso caso estejas a tentar engravidar.

Deixa um Comentário

Start typing and press Enter to search