Olá, eu sou a Sara!

Lisboeta desde 1985. Aluna e professora de yoga. Viciada em música. Amiga dos animais.

O meu lema é “vive e deixa viver” mas nem sempre fui assim. Fui criada com as mesmas crenças limitadoras que a maioria das pessoas, a acreditar na segurança e estabilidade inerentes a um trabalho das 9h às 17h, e por isso fiz um percurso académico muito certinho mas que não me trouxe felicidade alguma.

Era muito consumista, cercava-me de coisas na tentativa de encontrar algo que me preenchesse, era muito crítica e achava que sabia o que era melhor para os outros; ao mesmo tempo, era introvertida, revoltada, ansiosa, hipocondríaca e não fazia a menor ideia de quem era ou do que precisava. O meu interesse pelo yoga aprofundou-se nesta altura quando, após quatro anos a praticar consistentemente, senti que aquele era o lugar que se encaixava melhor em mim.

E fiquei miraculosamente “curada” das minhas falhas de carácter? Não! Mas, através das experiências com que a vida me foi presenteando, aprendi o significado de compaixão, empatia e gratidão e comecei a tornar-me consciente em relação ao propósito da vida, em geral, e da nossa própria existência, em particular:

Afinal quem somos e o que andamos aqui a fazer? Como desfrutar desta vida e afastarmo-nos do sofrimento? Como podemos evitar a doença e, mais do que isso, como aprender com o que ela tem para nos ensinar?

É certo que não possuo as respostas para todas estas questões, mas isso não me impede de as procurar e de trabalhar, a cada dia, no meu desenvolvimento pessoal. Por isso decidi criar este espaço de partilha, um local seguro para quem, como eu, acha que existe algo mais para além da correria do dia-a-dia, para que saibam que é possível mudar de vida e que esta não tem que ser difícil, antes pelo contrário.

Este é o meu pequeno contributo para um bem maior: o despertar da consciência humana para uma vida com propósito, através do reencontro com o nosso estado natural mais puro e livre de artifícios, de modo a podermos alcançar a verdadeira fonte de felicidade que é a paz interior.

Porquê Vikāsa?

O termo Vikāsa tem origem no sânscrito, a língua utilizada nos textos de yoga, e pode traduzir-se como: florescer, desenvolver, evoluir; abertura dos olhos e boca; abertura do coração; alegria e serenidade.

Esta pequena palavra é muito especial porque consegue encapsular os meus valores centrais: viver com alegria, ter um estilo de vida pacífico, buscar o desenvolvimento da consciência e vivenciar o florescer do coração.

Como bónus, Vikasa (sem o acento) significa Lua – essa magnífica força da Natureza que exerce um poder enorme sobre nós, ainda que não estejamos conscientes disso, além de servir como um símbolo que nos recorda, todos os dias e de forma inequívoca, da nossa natureza cíclica.

Acredito Que…

  • Tudo aquilo que nos alimenta, seja a comida, o que colocamos na pele, a informação de que escolhemos rodear-nos ou as pessoas com quem convivemos, entre muitos outros, deve aproximar-nos da nossa essência primordial que é a unicidade com a Natureza.
  • Só através da compreensão do impacto que as nossas emoções e pensamentos têm na nossa saúde, e da escuta intuitiva dos sinais que o corpo nos dá, poderemos atingir uma cura verdadeira.
  • Corpo, mente e alma não são entidades separadas, são diferentes peças de um todo indivisível, que se influenciam a cada instante, e devem ser nutridas com amor para que possamos encontrar equilíbrio e harmonia, vivendo uma vida saudável e alinhada com os ritmos e ciclos da Natureza

Aqui Vais Encontrar…

Tudo o que precisas para conseguir um bem-estar holístico: desde saborosas receitas vegetarianas, sem glúten e açúcares refinados, onde o foco não está nas calorias mas sim na nutrição corpo-mente-alma; cuidados para a tua saúde, casa, família e animais de estimação; artigos de reflexão sobre autoconhecimento, espiritualidade, yoga, meditação e muito mais!

Vais poder acompanhar o meu processo de descoberta e eu irei acompanhar o teu.

Por isso, tira os sapatos e fica à vontade: Vikāsa é a tua casa, o teu espaço para crescer e explorar, e eu estarei ao teu lado para te ajudar no que precisares. Vamos começar?

acompanha-me nas redes sociais

subscreve a newsletter

e recebe as novidades em primeira mão e conteúdos exclusivos


Start typing and press Enter to search